Um a cada quatro moradores de Itaquaquecetuba vive em favelas ou comunidades, aponta Censo
08/11/2024
Em todo o Alto Tietê, mais de 166,5 mil pessoas vivem em favelas ou comunidades, o que representa cerca de 10% de toda a população. De todos os 39 municípios da Grande SP, Itaquaquecetuba é o segundo maior em percentual de moradores em favelas. IBGE aponta que mais de 90 mil vivem em favelas em Itaquaquecetuba
Um a cada quatro moradores de Itaquaquecetuba vive em favelas ou comunidades, segundo dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira (8). No município, são mais de 91.317 moradores em 69 favelas ou comunidades.
📌 Em todo o Alto Tietê, mais de 166,5 mil pessoas vivem em favelas ou comunidades, o que representa cerca de 10% de toda a população da região, que é de 1,6 milhão.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
🔍 De todos os 39 municípios da Grande São Paulo, Itaquaquecetuba, ainda segundo o levantamento, é o segundo maior em percentual de moradores em favelas (25%), atrás apenas de Mauá (28%).
Itaquaquecetuba é a cidade do Alto Tietê com mais favelas
Reprodução/Prefeitura de Itaquaquecetuba
As favelas são diversas e heterogêneas em suas formas, tamanhos e tipos de construção. Ocupam morros, baixadas, praias, planaltos, alagados, mangues, beiras de rio e outras composições geográficas.
Moradores de favelas e comunidades urbanas no Alto Tietê
No ranking de cidades da região com os maiores índices de população em favelas, Ferraz de Vasconcelos (30.629) aparece em segundo, Suzano (21.126) em terceiro e Mogi das Cruzes (17.634) em quarto.
Por outro lado, Guararema, Salesópolis e Santa Isabel não têm registros de comunidades.
LEIA MAIS:
População que vive em favelas cresce e chega a 8,1%, mostra Censo; no Norte, são 19%
INFOGRÁFICO: Veja quantas pessoas moram em favelas na sua cidade
Na região, a favela Quinta da Boa Vista, em Itaquaquecetuba, é a mais populosa, com 6.737 habitantes, seguida do Núcleo Vila Belo Monte, também em Itaquaquecetuba, com 5.775, e do Jardim Gardênia Azul, em Suzano, com 5.363.
Dados do Brasil
No Brasil, a população que mora em favelas chegou a 16,4 milhões de pessoas, 8,1% do total de brasileiros, segundo dados do Censo 2022. Em 2010, eram 11,4 milhões de moradores em favelas, 6% do total.
Além disso, o Censo também número de favelas também cresceu. Em 2010, o Brasil tinha 6.329 favelas em 323 municípios. No último recenseamento, eram 12.348 favelas distribuídas por 656 municípios (consulte abaixo quantas pessoas vivem em favelas em sua cidade).
Segundo o IBGE, parte desses aumentos estão relacionados a uma melhoria e aperfeiçoamento na coleta dos dados, especialmente em áreas menores, e não ao crescimento na população vivendo nas favelas.
Ainda de acordo com o IBGE, as favelas estão concentradas na faixa litorânea, na calha do Rio Amazonas e em regiões de expansão de fronteira agrícola.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê